Lideranças querem equipamento para acolher servidores infectados em Ilhéus
A implantação de um equipamento para acolhimento dos servidores públicos estaduais e municipais de Ilhéus infectados pela Covid 19, no exercício de suas profissões, passa a ser uma reivindicação dos representantes do Sindisaude Bahia, Diala Magalhães, diretora do Sul e Extremo Sul e do representante dos Agentes de Trânsito da Bahia, presidente Valério Bomfim.
Os dirigentes sindicais fizeram a defesa da proposta oficialmente na última reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. A ideia não é nova. O governo do estado, por exemplo, alugou um hotel em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para atender os profissionais da saúde e da segurança pública, infectados pela Covid 19.
A ideia, segundo Valério Bonfim, é que o profissional não leve a doença para sua família e a comunidade. A liderança dos Agentes de Trânsito assegura que mais de doze servidores do segmento já testaram positivo para o coronavírus. “Deste total pelo menos quatro (4) ficaram internados, dois em UTIs públicas, um em UTI particular e um, muito provavelmente, infectou a esposa que também foi hospitalizada e pode ter infectado a mãe, que faleceu no último domingo”, revela.
Valério Bonfim assegura que há tempos que está pedindo à Secretaria Municipal de Saúde, a testagem dos Agentes de Trânsito e de suas famílias. De acordo com Valério, foi feita a testagem de uma turma de 18 Agentes, as outras três turmas, de mais ou menos vinte Agentes, até o momento, aguarda a chegada dos testes. “Segundo a secretaria, não tem testes suficientes para isso”, informa.
Valério diz ainda, que a Sutram disponibilizou apenas duas máscaras faciais de pano para cada Agente de Trânsito, que trabalha 12 e 24 horas em regime de plantão. “Ou seja: se a máscara deve ser usada por somente quatro horas, precisaria pelo menos de mais uma para a equipe que trabalha doze horas e duas para a equipe de vinte quatro horas”, calcula. Outra reclamação diz respeito à falta de álcool em gel para o trabalho nas ruas, além de luvas e outros insumos, em especial para os que estão nas ruas e barreiras sanitárias.
Já os servidores do estado, mais de 400 já foram infectados em Ilhéus.
O Jornal Bahia Online desde ontem tenta um posicionamento da Superintendente de trânsito, Gilson Nascimento. Apesar de acionado no WhatsApp ele não retornou.